quinta-feira, 31 de março de 2011

Exame mostra bom desempenho do 3º ano do João Lourenço

A Escola Estadual Prof. João Lourenço Rodrigues, no Cambuí, em Campinas, detém a melhor média de português do último ano do Ensino Fundamental entre todas as escolas estaduais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O colégio também está entre as que obtiveram as melhores médias de matemática.

“O bom resultado da escola vem de um conjunto de medidas: a integração entre escola, comunidade e família; profissionais que são sérios e comprometidos”, explica a diretora Jane Neli Coutinho.

Professora de português há 25 anos e há seis na escola, Selma Cláudia Rodrigues Penha destaca o papel do docente nesse processo e a integração do trabalho na sala de aula com a gestão escolar. “O desempenho da escola precisa de um trabalho firme e presente do professor, junto com a equipe gestora.”

Já para Esmeralda Palumbo Proença Pulino, professora de matemática na escola, o resultado é consequência de um trabalho individualizado. “A boa escola tem que buscar o aluno. Não pode esquecer nenhum. Deve trabalhar com a dificuldade de cada um de maneiras diferentes.”

“Aqui na escola é bom. Na minha última escola era largado. Aqui cobram mais, tem mais lição de casa e pedem para a gente prestar mais atenção”, diz o aluno Alexandre Lucca, que cursa a 1ª série do Ensino Médio e se mudou para a escola quando estava na 6ª do Fundamental.

Renan Massao Nakamura, de 14 anos, aluno da 8ª série do Fundamental na escola e duas vezes medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ainda não decidiu o que quer estudar no futuro, mas afirma: “Não sei ainda se quero engenharia ou medicina, mas tenho confiança de que vou estar preparado para entrar em uma faculdade”.

Fonte: Compromisso Campinas
Publicado em Junho de 2010.

Nenhum comentário: